Fechar

Carrinho0 | $0.00
PortugueseSpanishEnglish
WebSIA Menu

Notícias

26 de abril de 2021 - 18h16

Qual é a melhor plataforma de vídeo sob demanda (VOD) em 2021?


Por Noreen Zafar

Existem inúmeras plataformas de vídeo sob demanda (VOD) por aí e escolher a melhor pode ser um desafio. Preparamos um pequeno guia para ajudá-lo a comparar essas plataformas. Neste blog, discutimos o que é uma plataforma VOD e os benefícios que ela traz para empresas e organizações. Por último, incluímos uma comparação das 6 melhores plataformas de vídeo.

A última década, o consumo de vídeo mudou tremendamente, criando uma mudança radical na indústria. Com o uso da internet, a forma como o conteúdo é distribuído, consumido e vendido criou um padrão completamente diferente. Nesse perímetro, tem havido um aumento ampliado na transmissão pela internet à medida que a necessidade de provedores de serviços de vídeo diminui devido ao fácil acesso a filmes e séries por meio de plataformas VOD. 

Assim, aprender e compreender uma plataforma de vídeo sob demanda é essencial para maximizar seus benefícios. A primeira etapa é entender os diferentes casos de uso de plataformas de streaming e VOD nas empresas. 

 

O que é um VOD Video Platform, e como funciona?

Vamos falar um pouco sobre o que é uma plataforma de VOD é e seus benefícios em comparação com um serviço de radiodifusão tradicional. VOD é uma plataforma de entrega de vídeo online que dá ao usuário a opção de escolher o conteúdo que deseja ver. 

Isso, em comparação com outros meios de compartilhamento de vídeo, é uma grande vantagem, pois você tem mais liberdade ao visualizar o conteúdo. Essa forma de transmissão de programas tem feito dessas plataformas um grande sucesso em todo o mundo. Assim, ao utilizar uma plataforma de vídeo sob demanda, as pessoas têm o poder de solicitar e assistir a um determinado programa no momento preciso que desejarem. 

De acordo com a Nielsen, nos Estados Unidos, o VOD aumentou seu uso entre 15 e 20% no ano passado, e 60% dos lares já desfrutam de alguma plataforma com esses serviços (80%, segundo  relatório da Ericsson ConsumerLab TV & Media e subindo). 

Saiba mais em nosso blog sobre plataformas VOD, sua definição e história .

Uso de plataformas de streaming de VOD pelas empresas 

Hoje, o público tem um suprimento abundante de plataformas de streaming e uma competição feroz para permanecer entre suas preferências. No âmbito desta dinâmica de mercado, surgiram diferentes modelos de negócio que procuram rentabilizar essa oferta audiovisual direct-to-consumer (D2C), com esforços significativos dedicados à criação / aquisição de conteúdos, publicidade de plataformas / conteúdos / marcas / produtos, atracção de talento criativo, experiência do usuário e segurança.

Nos EUA, o atrativo de atender a esse mercado está no fato de o universo de internautas que consomem conteúdo streaming ser de 44,3 milhões ao final de 2019, 14,8% a mais que há um ano. Isso significa que pouco mais de 50% dos internautas (52,1%) compõem a audiência dessas plataformas, proporção crescente que se acelerará no atual confinamento (Fonte: Statista). 

As empresas estão usando diferentes tipos de modelos VOD de acordo com suas necessidades. Listamos alguns modelos de negócios VOD abaixo para melhor compreensão de como essas plataformas funcionam:

 

Tipos de modelos VOD usados ​​por empresas 

Plataformas de Publicidade

Trata-se de um modelo de negócio denominado Advertising Video on Demand (AVOD), em que o usuário obtém acesso “gratuito” ao conteúdo, mas estes contêm inserções publicitárias. É um modelo que seguiu nas transmissões broadcast (TV aberta). O provedor obtém receita com a colocação de anúncios de empresas que desejam divulgar seus produtos ao público. 

O usuário não precisa pagar nenhuma taxa ou assinatura. Nesse esquema de monetização, encontramos o YouTube (principal e histórico player pelo volume de receitas e usuários), Dailymotion, Facebook Watch e IGTV, como as principais plataformas de empresas de tecnologia. 

 

Plataformas de assinatura mensal 

Este modelo se tornou popular desde a incursão do operador histórico e dominante Netflix em 2011. As plataformas de vídeo sob demanda por assinatura ou Video on Demand por assinatura (SVOD por sua sigla em inglês) recebem precisamente esta denominação exigindo um pagamento mensal ou, em alguns casos, anualmente, para ter acesso ao conteúdo sem publicidade. 

Nesse esquema, destacam-se os consideráveis ​​esforços de investimento para a geração de conteúdos originais e exclusivos, bem como a crescente atomização da estrutura competitiva para se tornar parte de um mercado que gerou uma receita de 17.032,6 milhões de pesos (os US $ 883,9 milhões de dólares) em 2019, valor 14,5% superior ao do ano anterior, além de registrar uma conta de usuário que totaliza 38,3 milhões no mesmo período (Statista). 

 

Compra de Conteúdo 

Este é o modelo transacional de vídeo on demand ou também conhecido como Transactional Video on Demand (TVOD por sua sigla em inglês). Refere-se à possibilidade de o usuário adquirir temporariamente (alugar) ou permanentemente (vender) o conteúdo disponibilizado em plataformas digitais. 

Também entra neste segmento o pagamento por evento ou Pay Per View (PPV), que oferece acesso a conteúdos ao vivo como eventos esportivos, shows, entre outros. 

Encontramos plataformas como Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e PlayStation Store neste tipo de oferta de conteúdo. Conforme mencionado acima, a recente incursão da Amazon Prime Video nesta categoria foi gravada, e o YouTube também participa desse mercado. 

Durante a pandemia, promoções, descontos, esforços de publicidade e lançamento antecipado de conteúdo nessas plataformas se destacam para atrair o público e até detonar seu conhecimento e preferência. 

 

Canais de Informação Interna 

Especialistas afirmam que o mundo do trabalho não será mais o mesmo, a pandemia do COVID-19 trouxe muitas mudanças, e tudo indica que algumas vieram para ficar. 

A pandemia impulsionou a transformação digital com o uso de ferramentas e processos colaborativos remotamente.

As organizações que alcançam o nível mais avançado de home office não quebram inteiramente o paradigma dos horários de trabalho; todos podem trabalhar nas horas que quiserem e puderem. O que importa é chegar aos resultados. No futuro do trabalho, o especialista frisou que o home office veio para ficar e, com isso, será necessário ter uma série de competências para o desempenhar com sucesso. 

Aprendizagem (capacidade de aprender), pensamento crítico e resolução de problemas, agilidade cultural, habilidades digitais, criatividade, inteligência emocional, adaptabilidade e resiliência, perseverança, comunicação e empatia são essas habilidades. E para se adaptar a essa mudança, as empresas começaram a usar modelos para uma comunicação online mais fácil e segura entre seus funcionários remotos. Treinamento, reuniões e recursos em formatos de vídeo são partes integrantes dessa transição digital e continuarão a desempenhar um papel importante mesmo depois. 

Agora que explicamos os diferentes tipos de modelos VOD, vamos discutir as 6 principais plataformas VOD que existem para ajudar as empresas a crescer.

 

Lista das 6 principais plataformas VOD para streaming de vídeo sob demanda (VOD)

 

Conforme esperado, detalhamos a seguir as principais e melhores plataformas de vídeo sob demanda para empresas. Considerando que, dependendo de suas características e funções, alguns são gratuitos e outros são remunerados: 

  

YouTube

O YouTube não requer introdução. É uma das opções de hospedagem e streaming mais famosas para indivíduos e empresas que buscam streaming ao vivo e streaming de vídeo sob demanda gratuitamente. As partes interessadas internas e externas podem usá-lo para marketing, monetização e entretenimento. 

O que torna o YouTube classificado em nossa lista das 6 principais plataformas VOD para empresas? Aqui estão alguns motivos:

  • Os vídeos carregados no YouTube podem ajudar no SEO, pois o Google os indexa para resultados de pesquisa.
  • Com mais de 2 milhões de usuários todos os meses, o YouTube é uma das maiores plataformas de streaming e VOD e oferece um grande público para alcançar.
  • Ele oferece vários recursos para empresas que desejam usá-lo como uma plataforma VOD, como a criação de bibliotecas de seus vídeos em um canal e a incorporação desses vídeos em canais sociais ou sites de terceiros.
  • Ele oferece a geração automática de legendas ocultas.
  • É gratuito para streaming externo para pequenas empresas.
  • A API do YouTube está disponível para integração em sistemas existentes.

No entanto, com todos esses recursos incríveis, existem algumas desvantagens em usar o YouTube como uma plataforma VOD dedicada para uma empresa.

  • Por exemplo, não há privacidade para conteúdo carregado no YouTube e pode ser acessado por qualquer pessoa com o link.
  • Além disso, enviar vídeos no YouTube dá a ele o direito de usar seu conteúdo de qualquer maneira
  • Não permite que você escolha onde armazenar os dados.
  • Não oferece múltiplas opções de compartilhamento (compartilhamento autenticado, múltiplos links).
  • Além disso, o player não é personalizável e seus vídeos não podem ser compartilhados internamente. 

Com isso dito, vamos passar para a nossa próxima plataforma VOD para negócios e aprender sobre os recursos que ela oferece.

 

VIDIZMO

VIDIZMO, uma das plataformas VOD líderes de 2021, é considerada a melhor opção para empresas que buscam uma plataforma de streaming de vídeo sob demanda.

Esta plataforma inclui todos os recursos oferecidos pelo YouTube ou qualquer outra plataforma VOD, junto com muitas outras variações surpreendentes. Aqui estão algumas razões pelas quais pensamos que o VIDIZMO deve ser a escolha número um para as empresas como uma plataforma VOD:

  • A VIDIZMO é reconhecida pelo Gartner, uma empresa líder em pesquisas de TI.
  • VIDIZMO VOD é perfeito para streaming interno e externo, pois permite que você crie seu próprio portal VOD personalizado com seu domínio. Confira o portal de demonstração aqui . 
  • O VIDIZMO também oferece a opção de separar o conteúdo do portal para diferentes visualizadores. A empresa pode decidir qual vídeo exibir para qual departamento ou lista de funcionários em uma empresa.
  • Com uma camada adicional de SSO, os logins são necessários para que os usuários internos acessem o portal.
  • O VIDIZMO também permite que os usuários salvem seu conteúdo no AWS (Amazon Web Services) ou Azure, ou qualquer outro serviço em nuvem. A vantagem de usar esses serviços é que esses provedores de nuvem armazenam várias cópias de seus vídeos em vários lugares (redundância de dados) para garantir que os dados estejam seguros e protegidos de quaisquer ameaças cibernéticas.
  • A VIDIZMO oferece um portal totalmente personalizável com a opção de editar todo o portal por logotipo, tema e cores, tornando-o mais personalizado para sua marca.
  • Outra característica incrível da plataforma VIDIZMO VOD é que ela oferece vídeos sem anúncios para os espectadores.
  • VIDIZMO oferece um recurso para gerar automaticamente transcrições precisas e legendas ocultas para vídeos por meio de IA (Inteligência Arti fi cial).
  • As reuniões online gravadas (Zoom, MS Teams) também podem ser inseridas automaticamente através do VIDIZMO. 

Com tanto a ganhar e nada a perder, o VIDIZMO é a melhor opção para empresas que buscam uma plataforma de vídeo sob demanda.

Saiba mais sobre o VIDIZMO como uma plataforma de vídeo sob demanda (VOD) .

No entanto, existem outras plataformas que oferecem recursos incríveis para VOD, incluindo o Microsoft Stream.

 

Microsoft Stream 

O Microsoft Stream é melhor para hospedar conteúdo de vídeo sob demanda para um público interno. Então, o que o torna tão brilhante? Aqui estão alguns recursos incríveis do Microsoft Stream que o classificaram em nossa lista das 6 principais plataformas VOD para empresas:

  • É uma plataforma reconhecida pelo Gartner com uma opção para gerenciar grandes dados.
  • Ele também oferece uma camada adicional de segurança com integração SSO.
  • O armazenamento de dados no data center do Azure permite o armazenamento de arquivos maiores.
  • Um dos melhores recursos do Microsoft Teams é que ele ajuda as empresas a incorporar reuniões conduzidas no Microsoft Teams, tornando mais fácil armazenar reuniões e acessá-las posteriormente.

No entanto , com muitos recursos excelentes, várias coisas estão faltando na plataforma Microsoft Stream VOD.

  • Não há pré-gravação para vídeos grandes.
  • Você não pode adicionar transcrições, questionários ou formulários em vídeos.
  • A plataforma também não permite que você crie um portal semelhante ao do YouTube para compartilhamento externo.
  • Ao contrário do VIDIZMO, ele não permite que você marque e personalize sua biblioteca de vídeo.  
  • Esta plataforma é ótima para gerenciamento de vídeo, porém não é otimizada para reprodução com codificação muito limitada, sem recursos de IA ou transcrição.

Vimeo 

O Vimeo está no negócio há algum tempo. Então, o que torna o Vimeo classificado em nossa lista? Aqui estão algumas razões:

  • Com uma vantagem em imagem e marca em comparação com seus concorrentes como o IBM Watson, ele tem uma opção de marca e personalização muito fácil de usar.
  • O vídeo também pode ser categorizado em capítulos e hiperlinks, algo que o YouTube não oferece.
  • O Vimeo também permite que os usuários criem vídeos de interação e engajamento do usuário e permite que os criadores de conteúdo carreguem vídeos que, em seguida, entram no pipeline para serem editados ou revisados ​​por um editor.
  • O Vimeo também permite que micro-sites bem projetados tenham links de vídeo incorporados com facilidade.  

Mas , com uma lista de recursos maravilhosos que o Vimeo oferece, existem alguns contratempos que os usuários do Vimeo enfrentam, incluindo:

  • ele oferece recursos de interatividade muito limitados.
  • Os usuários reclamaram sobre atrasos frequentes e tempos de buffering.
  • Ao contrário do VIDIZMO, o Vimeo não é propício para streaming interno: você não pode separar o conteúdo ou adicionar questionários para treinamento. 

Nossa lista não termina aqui. A última plataforma VOD apresentada para empresas é o IBM Watson.

 

IBM Watson

 

O IBM Watson é um jogador antigo no mercado de VOD. Ele oferece uma ampla gama de serviços para empresas com muitos recursos excelentes. Alguns desses recursos incluem:

  • Permitindo que os usuários façam stream sem quaisquer restrições ao dispositivo. A qualidade dos vídeos é muito alta, mesmo em streaming de um telefone.
  • Os vídeos também podem ser baixados, e a plataforma permite a criação de uma playlist pessoal para ser transmitida a qualquer momento.

No entanto , com muitos benefícios, existem algumas restrições ao uso do IBM Watson também:

  • Embora a interface do usuário seja boa e limpa, certamente pode ser melhor e pode ter mais opções, como uma opção de marca personalizada e melhor gerenciamento de vídeo.
  • Não é o melhor para streaming de vídeo interno, sem opções para criar equipes, adicionar vários usuários e criar um site de compartilhamento VOD interno.
  • Os vídeos não podem detectar a orientação da tela em dispositivos móveis e houve alguns problemas com a incorporação de vídeos em sites, como orientação de visualização e erros de JavaScript.  

  

Conclusão 

Agora que demos uma ampla visão geral de todas as 6 principais plataformas de vídeo sob demanda para empresas, é seguro dizer que a natureza de todas essas plataformas de conteúdo de vídeo é permitir um onipresente, sob demanda, vários dispositivos e até caminho de acesso multitela direto para o público. 

Estamos diante de um mercado caracterizado por sua taxa dinâmica de crescimento de públicos e receitas e por sua estrutura e segmentação competitiva. Tornando assim, é imprescindível que as empresas identifiquem as suas necessidades e escolham a melhor solução para os seus objetivos de negócio.

Leia a matéria original, em inglês, no Blog da Vidizmo

Saiba mais sobre a parceria WebSIA e Vidizmo

 

Notícias

relacionadas

Todas as notícias