Quando foi a última vez que você alugou um DVD na locadora local? Ou telefonou para pedir um programa pay-per-view?

Se você não consegue se lembrar, você não está sozinho. A maneira como assistimos TV mudou na última década, e muito disso é atribuído ao OTT. A TV OTT , mais conhecida como “TV over-the-top”, permite que os espectadores transmitam seus programas favoritos e assistam a eventos sob demanda de nossos sofás.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é TV OTT e como funciona?
  • Como a TV OTT é usada hoje?
  • O futuro do streaming com TV OTT
  • Por que você deve iniciar seu próprio aplicativo de TV OTT

Vamos começar.

O que é TV OTT e como funciona?

OTT (over-the-top) TV é um serviço que permite aos clientes transmitir vídeos e eventos virtuais sob demanda quando e como quiserem.

Duas décadas atrás, quando os provedores de televisão introduziram o OTT pela primeira vez, era uma caixa colocada na parte superior da sua TV e permitia que você conectasse TV via satélite ou a cabo. Agora, a OTT TV permite que os consumidores instalem aplicativos como Netflix, Hulu e Disney+ para acessar centenas de milhares de programas sempre que quiserem.

Não se limitando aos programas de TV, as pessoas agora usam a TV OTT para malhar em casa, participar de eventos virtuais e até ir à igreja.

Parte do apelo da OTT TV é como podemos moldar o OTT para se encaixar em nossas vidas de maneiras que antes eram impossíveis:

  • Portabilidade. Podemos consumir conteúdo OTT na cama, nos carros, na varanda e até no assento do vaso sanitário.
  • Versatilidade. Podemos assisti-lo em nossos laptops, tablets ou qualquer dispositivo móvel que se conecte à internet.
  • Flexibilidade. Não perca mais episódios de nossa série de TV favorita. Se quisermos assistir a primeira temporada inteira de Grey’s Anatomy às 2 da manhã, podemos.
  • Performance. Longe vão os dias de pagar por canais a cabo extras e eventos especiais. As assinaturas de TV OTT nos dão acesso sem precedentes ao conteúdo que queremos consumir.

Em suma, a OTT TV colocou os consumidores de volta no comando do que eles querem assistir e como eles vão fazer isso.

Mulher transmitindo aulas de violino.

Como a TV OTT é usada hoje?

A OTT TV mudou rapidamente a forma como vemos o conteúdo.

Melhorias na tecnologia, nossos hábitos de visualização e mudanças sociais gerais (olá, Peloton!) significaram que a TV OTT não é a mesma de quando foi lançada. Em vez de Netflix ou Hulu dominarem a TV OTT, empresas menores, como estúdios de ioga locais e provedores de entretenimento, agora estão procurando o espaço para monetizar seu conteúdo.

Então, por que a pressão para que as marcas girem para a TV OTT?

É simples. As marcas estão simplesmente dando às pessoas o que elas querem.

Espera-se que as assinaturas OTT nos EUA aumentem em 50% até 2025, o que significa que mais de 300 milhões de pessoas pagarão por algum tipo de conteúdo OTT nos próximos três anos. Se isso não bastasse, 80% dos consumidores dos EUA já estão pagando por algum tipo de serviço de streaming de vídeo. Esse número disparou durante a pandemia do COVID-19 – o streaming aumentou pelo menos 12% desde o início do surto.

A OTT TV também oferece às empresas muitas opções para monetizar o conteúdo. Por exemplo, um centro tradicional de artes cênicas pode ficar online e gerar receita oferecendo:

  • Biblioteca de conteúdo de vídeo sob demanda (VOD). Para clientes regulares, o centro poderia oferecer uma adesão. Os clientes podem ter acesso a performances específicas, e aqueles dispostos a pagar por uma assinatura premium desbloquearão promoções especiais e toda a biblioteca de conteúdo sob demanda.
  • PPV ao vivo de apresentações sazonais únicas. Uma performance única de O Quebra-Nozes? Uma produção especial para a Páscoa? O centro de artes cênicas pode oferecer ingressos únicos para frequentadores de teatro que só querem assistir a alguns shows por ano, então as pessoas pagam apenas pelos shows que querem assistir.
  • Patrocínio. Como qualquer outro evento de caridade, as organizações sem fins lucrativos podem atrair doações e patrocínios para gerar receita durante as transmissões.

A mudança online veio para ficar.

Nossa geração está se estabelecendo em um novo normal, onde vamos à academia em nossas salas de estar, fazemos uma reunião matinal em nosso escritório no Zoom e transmitimos nosso artista favorito em concerto em nossas telas grandes. Essa mudança não é de curto prazo. É uma mudança de vida para mais streaming.

À medida que nossos hábitos de visualização em mudança se tornam mais permanentes, as marcas precisam aceitar esse novo normal e se preparar para como a TV OTT afetará seus modelos de negócios no futuro.

O futuro do streaming com TV OTT

A OTT TV está dando até mesmo às menores marcas uma oportunidade que era impensável há uma década – elas agora podem aumentar sua base de clientes e monetizar seu conteúdo de qualquer lugar.

Todas as empresas, de saúde e fitness a entretenimento e organizações baseadas na fé, reconhecem que a OTT TV permitirá que alcancem públicos que não podiam ser alcançados antes do streaming.

Os professores de ioga, por exemplo, estão capitalizando o pivô das aulas digitais, alcançando um público mais amplo do que jamais poderiam ter feito em seus estúdios. Quando o COVID-19 forçou o estúdio de ioga Y7 a fechar suas portas no início de 2020, a empresa não teve escolha a não ser transmitir suas aulas online para sobreviver.

Plataforma de streaming de ioga Y7.

O estúdio agora hospeda mais de 200 aulas e os assinantes têm acesso a mais de 16.000 horas de conteúdo que podem assistir quando lhes convier. Também abriu fontes de receita inesperadas para a marca, pois eles também usam seu site de streaming online para vender produtos para seus clientes.

Loja de mercadorias do Y7.

E não são apenas as empresas de fitness que obtiveram sucesso ao migrar para a TV OTT.

Os professores agora estão educando os alunos on-line e vendendo seus conhecimentos para aqueles que desejam aprender uma nova habilidade. A indústria do entretenimento vê o que está escrito na parede e oferece ao seu público a opção de assistir a shows e eventos de qualquer lugar.

Mesmo indústrias tradicionais, como teatro e ópera, percebem o poder da OTT. Para a Toledo Alliance for the Performing Arts, apresentar sua nova temporada online gerou buzz de visualizações em mais de 20 estados e até internacionalmente no primeiro mês de lançamento.

Agora, mais de 1.700 pessoas de 10 países sintonizam suas performances semanais transmitidas ao vivo.

O presidente e CEO Zak Vassar disse que por 80 anos, o centro nunca mudou a forma como operava. Agora, graças ao OTT, o valor das performances vai além da última nota de um concerto, e cada programa tem um ciclo de vida mais longo.

“O produto que criamos pode ser assistido ao vivo, alugado, pausado, rebobinado”, diz ele.  

“Quando terminamos um show, geralmente o deixamos online por um mês ou dois, para que as pessoas possam se envolver com ele e assisti-lo novamente, e podemos atrair novos públicos para esse conteúdo.”

A melhor parte de tudo isso é como é fácil para uma marca começar a usar um aplicativo de TV OTT. Vamos começar👇

Por que você deve iniciar seu aplicativo OTT TV

A maneira mais fácil de criar um aplicativo OTT TV é investir em uma solução OTT dedicada.

Os aplicativos OTT TV são hubs que os criadores podem usar para hospedar conteúdo e permitir que os assinantes o acessem sempre que quiserem. Embora qualquer marca possa lançar seu próprio canal OTT, você deve ter pelo menos algum tipo de base para apoiá-lo:

  • Uma biblioteca de conteúdo. Embora você não precise de milhares de conteúdos para lançar, ter pelo menos 60 vídeos é uma boa referência para começar. Sem algo para oferecer aos clientes para assistir o mais rápido possível, será uma batalha difícil transformá-los em assinantes.
  • Um público existente. Tem um público existente no YouTube? Um número crescente de seguidores no Instagram? Excelente! Converter esses seguidores em clientes pagantes ajudará a aumentar seu canal OTT e sua receita.
  • Uma oferta de conteúdo exclusiva. Você está criando conteúdo que nenhuma outra marca é? Oferecer conteúdo exclusivo ou de nicho é ideal para envolver um público-alvo e criar seguidores para o seu canal de TV OTT.
  • Um pipeline de conteúdo organizado. Criar conteúdo de forma consistente é a chave para um negócio de streaming bem-sucedido. O lançamento de novos vídeos é a melhor maneira de aumentar um canal de assinatura após o lançamento.

Se você tiver alguns dos fundamentos para lançar um aplicativo OTT TV, esse processo geralmente acontece em quatro fases:

  • Configurar. Pense no tipo de aplicativo que você deseja e quais logotipos, marcas e modelos de monetização você usará.
  • Construir. Codifique o aplicativo, use um modelo ou contrate desenvolvedores para criar uma plataforma personalizada para hospedar todo o seu conteúdo.
  • Teste. O aplicativo é então testado quanto à funcionalidade para descobrir bugs. Esta etapa é para controlar a qualidade de qualquer coisa que possa ter sido perdida durante a produção.
  • Enviar. A etapa final é enviar seu aplicativo para várias plataformas para download. Assim que for aceito, você estará pronto para iniciar.

No entanto, criar um aplicativo OTT do zero pode ser assustador, especialmente se você não souber codificar ou tiver um orçamento limitado para gastar.

Com a plataforma OTT certa, essas etapas podem ser realizadas para você.

Uma solução de TV OTT tudo-em-um como o Vimeo ajudará a projetar, construir, testar e enviar o aplicativo para você em menos de 30 dias. O Vimeo também pode cuidar das partes não tão óbvias do lançamento de um aplicativo, como monitorar o envolvimento do usuário e testar elementos de navegação, para garantir que seus clientes tenham uma ótima experiência sempre que o usarem.

Empacotando

Nós arranhamos a superfície do que é a TV OTT e como ela está mudando a maneira como consumimos mídia, mas a principal lição aqui é para criadores de conteúdo menores: agora é a hora de entrar em toda a ação.

Aqui está uma rápida recapitulação de tudo o que descobrimos:

  • Os espectadores estão direcionando o conteúdo que desejam ver. Seja fazendo uma aula de ginástica virtual em suas salas de estar ou assistindo a um documentário da Netflix às 3 da manhã, as pessoas são responsáveis ​​por ver o conteúdo. OTT TV dá às marcas a chance de atender às suas expectativas
  • A TV OTT está explodindo em popularidade. Em 2025, haverá quase tantas assinaturas de OTT na América quanto cidadãos. As pessoas estão dispostas a pagar pelo conteúdo que desejam.
  • É possível iniciar um aplicativo de TV OTT. Você não precisa mais codificar ou ter um mega orçamento para começar a transmitir e cobrar pelo seu conteúdo. Com plataformas OTT como o Vimeo, os criadores de conteúdo são responsáveis ​​por quais modelos de receita eles usam e quanto conteúdo eles produzem.

A WebSIA é o parceiro exclusivo da Vimeo no Brasil e responsável por distribuir, implantar e dar toda manutenção e suporte para as soluções Vimeo OTT.

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