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06 de junho de 2022 - 15h40

O que é a “economia criadora”? O futuro da monetização de conteúdo em 2022


Todos os dias o público fica sabendo de um novo vídeo ou postagem de mídia social de um criador de conteúdo que se tornou viral. Mas quem são esses criadores e o que os inspira a criar conteúdo com o qual as pessoas querem se envolver?

A economia do criador é uma nova classe de negócios composta por mais de 50 milhões de criadores de conteúdo independentes que estão banindo os gatekeepers corporativos e escrevendo um novo conjunto de regras que permite que qualquer pessoa apaixonada e com um smartphone compartilhe sua mensagem com o mundo. 

Mas antes de nos aprofundarmos demais no que esses criadores estão fazendo para espalhar sua mensagem, vamos começar a descompactar o que a economia criadora significa em seus termos mais simples.

O que é a “economia criadora”?

A economia do criador consiste em criativos independentes que encontraram maneiras de usar seus conhecimentos e habilidades como uma atividade paralela ou um negócio em tempo integral. Essa comunidade de criadores inclui influenciadores de mídia social, blogueiros, cinegrafistas e empresas de tecnologia que alimentam sua capacidade de compartilhar suas paixões com o mundo. Essa comunidade exclusiva de criadores utiliza a tecnologia para vender seu conhecimento como produtos que podem incluir cursos, livros ou e-books, serviços especializados e muito mais. 

Oportunidades para criadores de conteúdo

Existem várias oportunidades de monetização de mídia social disponíveis para todos os diferentes tipos de criadores. A chave é combinar seu talento e habilidades com a plataforma de mídia que melhor se adapta à sua oferta. Vamos dar uma olhada em alguns.

Vídeo e transmissão ao vivo

Plataformas como YouTube , TikTok, Twitch, Instagram Live, Facebook Live e OnlyFans permitem que os criadores usem vídeos ao vivo para interagir com seus seguidores em tempo real. Os criadores de conteúdo podem compartilhar histórias pessoais, vlogs de um “dia na vida”, tutoriais e muito mais. Se seus seguidores perderem um vídeo ao vivo, há uma oportunidade para eles assistirem ao replay quando quiserem. Os vídeos podem ser reaproveitados em várias plataformas para criar várias oportunidades de geração de renda. 

Fotografia, pintura, desenho, ilustração, design gráfico

Se você gravita em direção às artes visuais, plataformas de mídia como Instagram, Snapchat, Pinterest etc. permitem que você compartilhe seu trabalho junto com um texto que aprofunde o assunto de sua peça. Você pode convidar seguidores para deixar um comentário ou até mesmo marcar você em algum de seus próprios trabalhos inspirados em uma de suas próprias postagens. Você pode direcionar os seguidores para um link que permite que eles comprem peças originais ou outros produtos com seus designs. Crie um programa de associação que permita compartilhar conteúdo especial com clientes pagantes usando o Patreon.

Música e podcast

Você é cantor ou músico e quer pular as gravadoras para colocar seu trabalho diretamente na frente de seu público-alvo? Talvez você seja um líder de pensamento que tenha uma mensagem forte que deseja compartilhar em seu próprio programa de rádio. Plataformas de mídia como iTunes, Spotify, Pandora e Soundcloud podem ser exatamente as ferramentas que você está procurando. Nunca foi tão fácil criar, gravar e compartilhar seu trabalho com milhões de pessoas em todo o mundo. Disponibilize seus sons e outros produtos e serviços para venda usando tecnologias fáceis de usar que simplificam o processo de venda de itens digitais.

Escrita de todos os gêneros

Blogueiros, ensaístas, humoristas, consultores, autores e muito mais podem escrever e compartilhar suas próprias histórias em várias plataformas, incluindo Twitter, Medium, Quora e Substack. Crie uma comunidade em torno de seus pensamentos e ideias. Torne-se conhecido como o “especialista de referência” em sua área de especialização. Crie uma biblioteca de livros digitais ou impressos e outros recursos que seus seguidores possam consultar a qualquer momento.

Canal de streaming do esquiador no celular e desktop.

Qual o tamanho da economia criadora?

Se você quer saber quanto pode ganhar como criador de conteúdo no YouTube e em outras plataformas, a verdade é que a resposta pode variar. Tudo depende de vários fatores, incluindo o número de seguidores, o tipo de conteúdo que você produz, o poderoso algoritmo e uma série de outros pontos de contato que nem sempre estão sob seu controle. Mas vamos dar uma olhada em quanto alguns dos criadores de conteúdo mais bem-sucedidos do YouTube estão ganhando em um ano por meio da receita de anúncios.

  • Ryan Kaji, de dez anos, cria vídeos para crianças para ajudá-las a aprender mais sobre o mundo. Em janeiro de 2022, o canal de Ryan, com cerca de 31 milhões de assinantes, arrecadou US$ 26 milhões apenas em receita publicitária.
  • O entusiasta de jogos, MrBeast, faturou US $ 24 milhões entre junho de 2019 e junho de 2020 em vários canais com 87 milhões de assinantes.
  • O boxeador e personalidade de mídia social, Logan Paul, tem mais de 23 milhões de assinantes em seu canal principal e ganha cerca de US$ 20 milhões por ano.

As plataformas de criadores estão crescendo rapidamente com um dos mais novos queridinhos das mídias sociais, o TikTok . Mas eles são tão bem-sucedidos quanto os criadores de conteúdo no YouTube? Enquanto os criadores do YouTube podem ganhar dinheiro diretamente com a receita de anúncios, o TikTok usa ferramentas de monetização integradas, como “presentes” virtuais que podem ser convertidos em dinheiro e um Fundo para Criadores que paga aos criadores que tenham pelo menos 10.000 seguidores e 100.000 visualizações em 30 dias período. Embora os pagamentos do Fundo de Criadores não paguem todas as contas, muitos criadores se voltaram para ofertas de marca para ganhar dinheiro extra.

Então, é possível ser um sucesso sem milhões de seguidores no YouTube e no TikTok? A resposta é sim, mas apenas para quem cria uma estratégia de negócios que corresponda à intensidade de suas paixões.

Comece seu próprio site para monetizar conteúdo

Se você é um criador sério, quer saber como manter mais dinheiro gerado pelo seu conteúdo em seu próprio bolso. O segredo é poder hospedar seu conteúdo em um site que você possui. O Vimeo OTT permite que você faça exatamente isso usando um serviço baseado em assinatura para todos os seus fãs e seguidores.

Qual modelo de assinatura pode funcionar melhor para o seu negócio de criadores? Vamos dar uma olhada.

#1. Crie conteúdo exclusivo para assinantes pagantes.

Você cria conteúdo especializado que deseja compartilhar com alunos sérios? Talvez você ensine algo como pintura em aquarela, culinária vegana ou design de interiores. Um modelo de assinatura baseado em associação permitirá que você crie conteúdo para pessoas dispostas a pagar por conteúdo exclusivo que atenda às suas necessidades. Seus membros podem optar por interagir com conteúdo pré-fabricado em seu próprio ritmo. Você, o criador, também pode adicionar demonstrações de transmissão ao vivo e responder suas perguntas em tempo real.

#2 Torne-se seu próprio Netflix com entretenimento de nicho original.

Não, você não precisa ser uma empresa de mídia gigante como a Netflix para criar um serviço de streaming. Tudo o que você precisa fazer é se concentrar na criação de conteúdo original e de alta qualidade que mantenha as pessoas querendo mais. 

Com um modelo de monetização de entretenimento de nicho, você pode fazer mais do que faz de melhor – criar um ótimo conteúdo. Seus assinantes poderão transmitir seu conteúdo sob demanda. Além disso, você poderá prever sua renda mensal ou anual e fazer planos de escala.

#3 Crie uma biblioteca de conteúdo disponível o ano todo.

Se você tem um negócio que depende de atividades sazonais ou sensíveis ao tempo, você pode criar uma biblioteca de conteúdo que seus fãs podem conectar sob demanda. Então, se você estiver fazendo uma turnê de livros, palestras ou lançamentos de linha de produtos, seus fãs podem ir para casa e se conectar com você no dispositivo de sua escolha.

Por que esse modelo funciona para criadores de conteúdo? Ele permite que você fique conectado com seus fãs e seguidores entre as aparições sem ter que pular um fluxo de renda adicional. Fique conectado à sua comunidade enquanto estiver na estrada ou em casa. 

#4 Conquiste os assinantes com conteúdo gratuito e faça a transição para o pago.

Às vezes, faz sentido para um criador querer atrair novos assinantes com conteúdo gratuito. Isso permite que eles conheçam o criador e o estilo do conteúdo antes de serem solicitados a pagar por um conteúdo mais avançado. Esses são chamados de assinantes investidos – ou pessoas que reconhecem o valor do conteúdo e optam por permanecer conectados. Isso funciona bem para instrutores de fitness ou outros criadores que ensinam conteúdo altamente focado em resultados. 

#5 Construa uma comunidade online e offline.

Seu negócio baseado em assinatura depende da receita de eventos presenciais? Um modelo de negócios baseado em assinatura pode ser um impulso para criadores individuais, empresas e organizações que desejam permanecer conectados a seus seguidores a qualquer momento. A pandemia nos mostrou que as reuniões presenciais, sejam elas um mentor, culto na igreja ou reuniões da empresa, podem ser interrompidas a qualquer momento. Em vez de esperar a luz verde se encontrar novamente, por que não envolver seus seguidores com conteúdo que eles podem transmitir à vontade? 

Este conteúdo pode ser sermões passados, aulas, gravações de oradores convidados especiais e muito mais. O preço da associação pode compensar os preços dos ingressos de eventos que atraíram um número menor do que o esperado de participantes ou eventos que tiveram que ser cancelados.

Exemplos de marcas/criadores de conteúdo monetizando com OTT

Quem são os criadores que estão liderando o caminho na revolução da economia criadora? Vamos dar uma olhada nas empresas que decidiram tornar um modelo de monetização baseado em assinatura parte de sua estratégia geral de negócios .

A ISC Sports Network é o principal canal de streaming de esportes de Indiana com eventos esportivos ao vivo e sob demanda para os fãs de esportes obstinados do estado. Como gera renda? Há uma assinatura contínua disponível para aqueles que nunca querem perder um evento. Além disso, existem maneiras de oferecer publicidade paga e venda de ingressos para eventos pontuais. A rede é capaz de aceitar pagamentos diretamente no aplicativo enquanto aumenta os opt-ins para eventos pay-per-view. 

Speed51 é o lar online de corridas de base e de pista curta para os EUA. Esta é a rede de referência para cobertura editorial e transmissão ao vivo de eventos de corrida. Esta empresa deixou sua marca durante a pandemia com transmissões ao vivo pay-per-view além de seu serviço regular de vídeo sob demanda. Isso permitiu que eles recuperassem parte dos fundos perdidos com a venda de ingressos para eventos ao vivo.

A GazeboTV produziu alguns dos clássicos do cinema mais amados do Canadá, como “Anne of Green Gables”. Em vez de esperar por uma distribuição limitada de televisão, a empresa decidiu levar suas criações das vendas de vídeo doméstico e DVD para um serviço global de transmissão ao vivo em 2015. O Vimeo OTT permitiu que a empresa oferecesse um serviço de vídeo transacional sob demanda (TVOD) que permitia a seus clientes possuir cópias digitais de seu conteúdo mais amado. 

DIRTVision, o serviço de streaming ao vivo e sob demanda do World Racing Group, possui mais de 7.000 horas de conteúdo gratuito de corridas de terra dos EUA. A empresa descobriu que havia superado sua plataforma original e fez a transição para o Vimeo OTT por sua simplicidade. Eles precisavam de um parceiro e uma única plataforma confiável para executar seus programas. Além do conteúdo gratuito, o canal já hospedou mais de 400 corridas, gerando receita de eventos pay-per-view ao vivo e compras no aplicativo. 

Procurando adicionar assinaturas ao seu negócio criativo?

À medida que a economia do criador começar a produzir mais conteúdo profissional e transformá-lo em negócios lucrativos, eles precisarão ter ferramentas que lhes permitam ter mais controle sobre seu trabalho. O Vimeo OTT fornece uma plataforma contínua baseada em assinatura que permite aos criadores desenvolver novos conteúdos, bem como redirecionar conteúdo que pode ser transformado em vários fluxos de renda. Os criadores podem criar uma comunidade, criar conteúdo de transmissão ao vivo, produzir conteúdo exclusivo e muito mais.

Pronto para começar? Conecte-se com o Vimeo OTT hoje.

 

Leia a matéria original no Vimeo Blog

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