O mundo do trabalho está mudando. No passado, as organizações tradicionalmente seguiam um de dois modelos de trabalho: no escritório, onde todos estão no escritório todos os dias, ou remoto, onde os funcionários trabalham em locais externos que estão localizados onde quer que estejam.
No entanto, eventos globais recentes forçaram as organizações a repensar como e onde trabalham. Com os avanços recentes da tecnologia, muitas organizações estão considerando um modelo de trabalho híbrido, no qual os funcionários têm a opção de trabalhar no escritório, remotamente ou uma combinação dos dois.
Os benefícios do trabalho híbrido
Há uma série de benefícios que um modelo de trabalho híbrido pode oferecer às organizações, incluindo:
- Flexibilidade aprimorada: um modelo de trabalho híbrido oferece aos funcionários mais flexibilidade, pois eles podem trabalhar em qualquer lugar, seja no escritório, em casa ou no aeroporto antes de uma viagem de negócios, ou até mesmo sentados à beira da piscina!
- Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: dar aos funcionários a capacidade de escolher quando (ou se) querem trabalhar, dá-lhes mais tempo para coordenar suas vidas pessoais, reduzindo o estresse e dando-lhes mais tempo para cuidar de si mesmos e de suas famílias .
- Melhor acesso a talentos: um modelo de trabalho híbrido permite que os empregadores recrutem os melhores talentos , dando-lhes acesso a um grupo mais amplo de candidatos que moram fora de seu estado ou país.
No entanto, se um modelo de trabalho híbrido não for implementado e gerenciado adequadamente, pode criar desafios em toda a organização. Esses incluem:
- Falta de equidade entre funcionários internos e remotos: a conexão pessoal é indiscutivelmente mais poderosa do que a conexão digital, e os funcionários remotos podem se sentir excluídos durante as reuniões virtuais se não tiverem as mesmas oportunidades de participar que seus colegas no escritório.
- Desafios de construção de equipe: No passado, as organizações criaram coesão de equipe hospedando eventos de construção de equipe, como happy hours ou saídas esportivas. No entanto, pode ser difícil construir essa coesão quando os funcionários que trabalham de qualquer lugar não podem comparecer pessoalmente.
- Maior dependência da tecnologia: conforme suas equipes se tornam mais dispersas, elas dependem cada vez mais da tecnologia para se comunicar e, se os funcionários não forem devidamente treinados sobre como usar essas soluções, isso pode criar barreiras significativas para uma comunicação eficaz.
Trabalho híbrido no cenário global
Conforme as organizações repensam suas operações e preferências dos funcionários, fica claro que o trabalho híbrido veio para ficar. De acordo com pesquisas recentes de analistas líderes, os empregadores estão reconhecendo o valor do trabalho híbrido:
- Em um relatório recente da McKinsey, a maioria dos executivos C-suite relatou melhorias na produtividade de sua organização, satisfação do cliente, envolvimento dos funcionários e diversidade e inclusão em comparação com os níveis pré-pandêmicos
- A McKinsey também confirmou que nove em cada dez organizações irão combinar trabalho remoto e local no futuro
- Na Pesquisa de Cliente Gartner ReimagineHR de 2020 , 90% dos líderes de RH relataram que confiam completamente nos funcionários para trabalhar em casa, e 75% acreditam que os funcionários são tão produtivos trabalhando em casa quanto no escritório
Parece que os funcionários também estão a bordo com a mudança em direção ao trabalho híbrido:
- Em uma pesquisa recente conduzida pela SurveyMonkey e Zoom, cerca de dois terços (65%) dos entrevistados que trabalharam em casa durante o ano passado disseram que um ambiente de trabalho híbrido era seu modelo de trabalho ideal
- De acordo com a Pesquisa de Cliente Gartner ReimagineHR 2020, 25% da força de trabalho do conhecimento global escolherá trabalhar em casa como seu local de trabalho principal, e 45% da força de trabalho trabalhará em casa dois a três dias por semana até 2022
- A SurveyMonkey relata que 61% dos trabalhadores remotos prefeririam participar de reuniões de grandes grupos virtualmente, enquanto 69% dos trabalhadores remotos eram mais propensos a preferir encontrar novos clientes ou clientes pessoalmente
Embora a pesquisa confirme que a maioria das organizações e funcionários são a favor de um modelo de trabalho híbrido, 68% das organizações pesquisadas não têm um plano em vigor para a transição para o trabalho híbrido. Leia algumas práticas recomendadas de trabalho híbrido para orientar você e sua organização na preparação para um novo modelo de trabalho.
Melhores práticas para trabalho híbrido
As organizações e seus funcionários devem trabalhar juntos para criar um ambiente de trabalho híbrido eficaz. Aqui estão algumas das melhores práticas para organizações que buscam implementar um modelo de trabalho híbrido:
- Mantenha uma conexão constante com suas equipes: Trabalhar com equipes dispersas requer comunicação e colaboração constantes, portanto, certifique-se de aproveitar soluções eficazes, como um aplicativo de mensagens no local de trabalho ou solução de telefone comercial para garantir que você possa se conectar facilmente com seus colegas de trabalho. Organizar eventos virtuais de formação de equipes também ajuda a cimentar relacionamentos entre os membros da equipe, mesmo que eles nunca tenham se conhecido pessoalmente!
- Crie uma biblioteca de recursos robusta: forneça recursos robustos para ajudar suas equipes dispersas a navegar em suas funções, manter a segurança de seus dispositivos e contas e treiná-los para usar as tecnologias e soluções do seu local de trabalho. A criação de uma biblioteca de materiais e sessões de treinamento gravados permitirá que os funcionários tenham acesso às informações e aos materiais de que precisam para ter sucesso.
- Garanta a consistência em suas soluções de local de trabalho: o uso de uma coleção distinta de aplicativos e programas torna difícil para sua força de trabalho híbrida saber qual solução usar em diferentes situações, cria atrito na experiência do usuário e pode ser difícil e caro de gerenciar. Ao implementar uma solução de comunicação unificada , seus funcionários podem desfrutar de uma experiência sem atrito, onde suas comunicações por telefone, chat, webinar e videoconferência podem ser encontradas na mesma plataforma.
- Crie uma infraestrutura para comunicação em toda a organização: A capacidade de alcançar sua força de trabalho híbrida e partes interessadas de uma só vez é importante em situações de emergência ou para comunicar notícias da empresa. Aproveitando uma solução de comunicação de vídeo eficaz que pode ser dimensionada para suportar grandes eventos e reuniões torna mais fácil hospedar todas as mãos, prefeituras e emitir comunicações em toda a organização de uma forma mais personalizada e direta.
- Forneça soluções que ofereçam a todos os funcionários os mesmos recursos: com alguns de seus funcionários no escritório e outros trabalhando remotamente, você deve fornecer a eles as soluções de que precisam para criar uma experiência de comunicação de nível empresarial, independentemente de onde estejam. Ao fornecer soluções que permitem que suas equipes colaborem digitalmente , criem um ambiente sem distrações e tenham os mesmos recursos dos funcionários internos, você pode ajudar a garantir que suas equipes sejam produtivas e bem-sucedidas, independentemente de onde escolherem trabalhar.
Criando uma força de trabalho híbrida eficaz com Zoom
Para suportar com sucesso uma força de trabalho híbrida, sua organização precisa fornecer soluções que criem igualdade entre funcionários internos e remotos. A plataforma da Zoom hospeda todas as soluções de que sua organização precisa para garantir que os funcionários remotos tenham os mesmos recursos e oportunidades dos funcionários no escritório, incluindo bate-papo, telefone, reuniões, salas de conferência, webinar e muito mais.
Aqui está o que você pode esperar da plataforma Zoom:
Um ecossistema de comunicação contínuo
O Zoom traz suas comunicações de negócios para uma plataforma, criando um ecossistema onde seus funcionários podem se mover facilmente entre métodos de comunicação como telefone , vídeo e chat ; enviar arquivos; compartilhar conteúdo; e agendar reuniões sem ter que usar aplicativos ou plataformas diferentes.
Salas de conferência dinâmicas
A solução de sala de conferências da Zoom , Zoom Rooms , permite que as organizações criem espaços de reunião dinâmicos que atendam às suas necessidades específicas, desde pequenos espaços agrupados até grandes salas de conferência no estilo ‘all-hands’. Zoom Rooms também tem recursos de ponta, como compartilhamento de tela sem fio, controles sem toque, anotações em tempo real com quadro branco e muito mais.
Equidade entre funcionários internos e externos
Com a capacidade de colaborar em tempo real com compartilhamento de tela e anotações ao vivo, transformar qualquer local em um escritório usando fundos virtuais e alternar facilmente entre diferentes métodos de comunicação, o Zoom ajuda a criar equidade entre funcionários no escritório e remotos. Os funcionários têm acesso aos mesmos recursos e recursos, independentemente de onde estejam.
Integrações nativas com outras soluções de local de trabalho
A plataforma da Zoom se integra prontamente com muitas das principais soluções para locais de trabalho, como Slack, Office 365, G Suite, Salesforce e muito mais, permitindo que seus funcionários otimizem seus fluxos de trabalho e minimizem as idas e vindas entre os aplicativos durante o dia de trabalho.
Construir para a frente
Saiba mais sobre como sua organização pode avançar com uma transição para o trabalho híbrido e fornecer maior flexibilidade, fluxos de trabalho simplificados e comunicação contínua.
Leia a matéria original (em inglês) no Blog da Zoom
Nosso time de especialistas está à disposição para te ajudar a construir um futuro híbrido. Entre em contato!